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Trilha
6
O Dramático e o Trágico
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O trágico e o dramático estão no
campo dos sentimentos dolorosos.
A tragedia é a imitaçãoo não
de homens, mas de ações da vida, das grandes
questões que envolvem a felicidade e a infelicidade
no seu sentido filosofico.
O trágico suscita uma ação de caráter
elevado, daí porque a causa da paixão carnal
e o ciúme, que não são ações
de carater elevado, e sim conflito passional e pessoal,
serem consideradas mais um drama do que propriamente uma
tragédia.
Quando
o fundamento da ação que um personagem deve
realizar é de carater filosófico, religioso
ou ideológico e percebemos existir aí uma
causa grandiosa a ser defendida, podemos identificar um
caráter trágico.
Na
literatura uma personagem trágico tem um caráter
excepcional, que é uma mistura de boas e más
qualidades.
É uma pessoa que tem uma grande alma, e que é
capaz de realizar grandes ações diante dos
dilemas do destino.
Na tragédia são as grandes ações
que contam e não as palavras ou pensamentos. O
homem que pode se sobrepor, por sua proprias forças,
as limitações normais da vida.
O heroi trágico é orgulhoso e possui soberba.
O personagem trágico possui grandeza até
mesmo diante dos defeitos que possui. Enxerga-se mais
seu caráter grandioso que seus defeitos.
Um
personagem revela ter um carater trágico muito
mais pelas decisões que toma, muito mais pelas
escolhas que faz e consequentemente pelas grandes ações
que executa independentemente dos grandes perigos ou riscos
que nela existam. Daí porque em sua a grande maioria
acabam sendo aniquiladas, esmagadas, levadas ao infortúnio,
não necessariamente à morte, mas portadoras
de má-fortuna e desonra as vezes.
São
personagens que não estão em paz consigo
mesmo nem com as circunstâncias exteriores e os
autores das tragédias ora acentuam um aspecto,
ora outro, do conflito a que os personagens estão
submetidos.
Para
Aristóteles a mais bela tragédia deve excitar
o temor e a compaixão. Deve mostrar a situação
do homem que não sendo mau ou perverso, acaba caindo
no infortúnio em consequencia de qualquer falta.
As
tragédias gregas são cheias destes personagens,
e no mundo atual, as nossas novelas brasileiras também
possuem trágicos personagens inspirados nos problemas
do cidadão comum contemporâneo em que se
reconhece o trágico no cotidiano.
No
espírito de quem contempla uma obra de arte ou
de quem lê uma obra literária o trágico
se caracteriza pelo terror e pela piedade. O espectador
se prende e se une ao sentimento grave e constante do
ser humano, o qual, lhe é passado pela emoção
da imagem que contempla ou pela leitura de uma obra literaria.
O
dramatico é narrado mais em prosa, não se
utilizando de uma linguagem poética como no caso
da tragédia. A linguagem poética para a
tragédia é mais rebuscada, ornamentada como
nos versos da ilíada de Homero ou no trecho de
Castro Alves.
O
dramático se liga mais a vida cotidiana. Não
se liga a indagações de ordem filosófica
como o destino do homem por exemplo. Se liga a questôes
menos elevadas e mais verídicas e cotidianas do
cidadão comum.
O personagem da categoria dramática é mais
vivo e mais humano que os personagens da categoria trágica.
O drama surge depois do tragico e surge pela descrença
dos homens no mito.
O drama existente é de conflito, não para
resolver uma contradição entre ele e o mundo
exterior, mas sim para tentar domar o mundo.
O personagem dramático tem conflitos éticos,
políticos, sentimentais e é cheio de preocupações
sociais e passionais.
As imagens, à esquerda, do acervo da artista Ladjane
Bandeira, foram selecionadas com a intenção
de exploração iconográfica da categoria
da beleza em questão.
O
POEMA-CONTO DO DIA AGONIZANDO e a peça teatral
A VIOLA DO DIABO de autoria
de Ladjane Bandeira foram selecionadas com a intenção
de exploração literária do tema.
Abaixo publicamos links e recomendamos a leitura de algumas
publicações e trabalhos encontrados que
podem ampliar ainda mais o entendimento desta categoria
da beleza dentro das várias expressões do
dramático e do trágico.
Os
sentidos da telenovela: as audiências e os texto
ficcional - Roberta Manuela Barros de Andrade
Narrativas
do cotidiano: O Estudo de Caso da Telenovela Mulheres
Apaixonadas - Gustavo Rogério Borges Ribeiro
Ensinando
a dividir o mundo: As perversas lições de
um programa de televisão. Marisa Vorraber Costa
A
Espetacularização do crime violento pela
televisão. O Caso do Programa Linha Direta
- Alex Niche Teixeira
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