assinatura

Instituto de Educação, Arte e Cultura Ladjane Bandeira - (ICLB)
81-32260593 – instituto@ladjanebandeira.org

Cx Postal 7217 - CEP 50610-970 - Madalena - Recife - PE





   
Você está em:
Sala Especial

A Viola do Diabo
 
 


viola do diabo - capa

A VIOLA DO DIABO
The Devil´s Viola

Desenho da capa de publicação da peça A VIOLA DO DIABO de autoria de Ladjane Bandeira, a qual foi reproduzida em “Profile of The New Brasilian Art” do Prof. Pietro Maria Bardi (Livraria Kosmos Editora) - 1964
The Evil´s Viola

Coleção ICLB
ICLB´s Collection
Recife-PE-Brazil


Acervo ICLB

Recife -PE




A VIOLA DO DIABO

Reunimos neste espaço reportagens, entrevistas, artigos, declarações, fotografias, fortuna critica e outras publicações divulgadas sobre a peça A VIOLA DO DIABO, registrando que o material aqui apresentado não esgota-se em sua exploração documental, devido ao estágio atual de nossas atividades as quais encontra-se em fase inicial de inventario do acervo.

A titulo de exemplo, identificamos em nosso acervo material alusivo a continuação desta peça ( A VIOLA DO DIABO II – peça inédita) a qual será objeto de exploração e pesquisa em nossas próximas atividades.

“......vem a peça da arrojada estreante acrescentar um nada insignificante triunfo ao atual movimento recifense de renovação do teatro brasileiro. Temos agora de incluir Ladjane Bandeira ao lado de Ariano Suassuna, José Cláudio Cavalcanti Borges e Sylvio Rabello, entre os autênticos renovadores recifenses de uma arte só agora em desenvolvimento, como literatura no Brasil.”

Gilberto Freyre (Diário de Pernambuco, 30-08-1964)
  • SOBRE A PEÇA.
    Criada em 1959 com o título inicial “Nós, os místicos”, a peça teatral "A Viola do Diabo" marcou a estréia de Ladjane Bandeira como teatróloga. É uma comédia reunindo drama, tragédia, tradição e realismo. Com esta peça, Ladjane conquistou dois prêmios como melhor autora de teatro de 1964, sendo a primeira mulher em Pernambuco a receber tal premiação, pela Associação de Críticos de Arte de Pernambuco (Prêmios SAMUEL e VÂNIA DO SOUTO CARVALHO – 1964).
    Conheça a equipe técnica e suas diversas montagens

  • FORTUNA CRÍTICA - Diversos jornais na época publicaram as mais variadas críticas artísticas sobre a estréia da peça. Publicamos algumas delas. Os artigos encontram-se citados por ordem cronológica.

  • MONTAGEM - Foi encenada diversas vezes no Recife e no interior do Estado sendo também inserida em projetos pedagógicos à estudantes da rede pública.

    2002 - Teatro Barreto Junior - Recife - Companhia de Teatro Paulista
    1983 - Teatro Santa Isabel - Recife- Grupo de Teatro Experimental de Olinda
    1965 - Teatro Santa Isabel - Recife - (Direção Waldemar de Oliveira)
    1965 - Teatro Popular do Nordeste - Recife - (Teatro presidido por Capiba)
    1964 - Teatro de Arena do Recife - Recife - (Direção Waldemar de Oliveira)


  • REPORTAGENS E OUTRAS PUBLICAÇÕES








"Todo ou parte do conteúdo deste site estão protegidos pela Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, Lei de Direitos Autorais; e pela Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, Código Civil. São autorizados o uso de todo ou parte deste site para finalidades não comerciais desde que citada a fonte do mesmo (www.ladjanebandeira.org). Para qualquer outro uso entrar em contato com o ICLB através do email instituto@ladjanebandeira.org. As marcas ou nomes de terceiros aqui citados pertencem aos seus respectivos proprietários."