assinatura

Instituto de Educação, Arte e Cultura Ladjane Bandeira - (ICLB)
81-32260593 – instituto@ladjanebandeira.org

Cx Postal 7217 - CEP 50610-970 - Madalena - Recife - PE





 
Você está em:
Sala Especial

A Viola do Diabo

A peça


cena teatro

A VIOLA DO DIABO

Cena da peça no Teatro de Arena - Recife - PE

"......Seu trabalho abrange, a um só tempo, o regional e o universal. ......"    Fonte:
Jaime Griz - Jornal do Commércio - Recife - Pernambuco - 12/08/64
A VIOLA DO DIABO - Sobre a peça


A VIOLA DO DIABO marcou a estréia de Ladjane Bandeira como teatróloga. Criada em 1959 com o título inicial “Nós, os místicos”, foi depois alterada para o nome HOJE TEM ESPETÁCULO ! antes da autora e fixar definitivamente o título fina A VIOLA DO DIABO.


A obra foi publicada na revista NORDESTE (circulação nacional – edição de 1964) e no ano seguinte publicada em livro pela editora NORDESTE (março de 1965).


A peça foi assistida por grande público e teve excelente repercussão entre os intelectuais e críticos na época, tendo inclusive a participação da própria autora na criação de cenários e figurinos, do renomado músico pernambucano Capiba (musica e letra) e atuação de José Pimentel ( que futuramente participa do Espetáculo Paixão de Cristo em Nova Jerusalém e cria a Paixão de Cristo do Recife).


Ladjane, com esta peça, conquistou dois prêmios como melhor autora de teatro de 1964, sendo a primeira mulher em Pernambuco a receber tal premiação, pela Associação de Críticos de Arte de Pernambuco (Prêmios SAMUEL e VÂNIA DO SOUTO CARVALHO – 1964, o qual era patrocinado pelo industrial Adelmar Costa Carvalho)


A VIOLA DO DIABO é uma comédia reunindo drama, tragédia, tradição e realismo. O centro de atenção é o circo que no Dia de Finados se estabelece à porta da igreja para pagar uma promessa. Apresenta um duelo entre o bem e o mal e retrata um pedaço do nordeste, desde o primitivo com sua linguagem, o seu mundo ingênuo e lírico, até os conflitos de sindicatos, luta nos campos, e incêndios nos canaviais.



Foi encenada diversas vezes no Recife e no interior do Estado sendo inserida em projetos pedagógicos à estudantes da rede pública.




"Todo ou parte do conteúdo deste site estão protegidos pela Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, Lei de Direitos Autorais; e pela Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, Código Civil. São autorizados o uso de todo ou parte deste site para finalidades não comerciais desde que citada a fonte do mesmo (www.ladjanebandeira.org). Para qualquer outro uso entrar em contato com o ICLB através do email instituto@ladjanebandeira.org. As marcas ou nomes de terceiros aqui citados pertencem aos seus respectivos proprietários."