|
ATIVIDADE: EXPLORANDO CONTRASTES
Trilha1
|
Material
utilizado: Folhas de papel A4, lápis grafite
CD de imagens da artista Ladjane Bandeira
Imagens selecionadas para a atividade:
Imagem
01 |
Imagem
02 |
Imagem 03 |
Imagem 04 |
1
- Imprima as imagens em uma folha de papel A4.
2
- Uma em cada folha. A idéia é que o grupo
possa ter uma boa visualização das imagens.
3
- Caso tenha computador em sala de aula apresente na tela
do monitor.
4
- Mostre para o grupo a imagem 01. Questione de que forma
se poderia fazer um desenho assim ? Se seria de forma
agitada os movimentos do lápis ou se de forma lenta
e calma se poderia ter um desenho com o mesmo efeito.
5
- O desenho lembra palavras como a revolta, desilusão,
impaciência, drama, explosão ?
6
- Permita ao grupo se expressar. Dizer o que sente. Imaginar
como a artista fez com o lápis.
7 - Mostre para o grupo a imagem 02. Questione
de que forma se poderia fazer uma pintura assim ? Se seria
de forma agitada os movimentos do pincel.... Se seria
jogando a tinta sobre o papel.
8
- Permita ao grupo se expressar. Dizer o que sente. Imaginar
como a artista fez com o pincel e o que será que
passava pela sua cabeça naquele momento.
9
- Baseado na trilha 1, solicite
que cada um dos integrantes do grupo produza um desenho
de linhas agitadas.
10
- Ao final pregue em um varal na sala de aula, os desenhos
produzidos por cada um dos integrantes da sala.
11
- A seguir mostra para o grupo a imagem 04. Questione
de que forma se poderia fazer um desenho assim ? Se seria
de forma agitada ou lenta, calculada, ou a mão
livre ?
12
- Permita ao grupo se expressar. Dizer o que sente. Imaginar
como a artista fez com o lápis. Será que
usou régua ?
13 - Mostre para o grupo a imagem 03. Questione de que
forma se poderia fazer uma pintura assim ? Ela é
calma ? Ela dá a idéia de linha de horizonte
? E a linha do horizonte lembra o mar sereno ? A imensidão
? Lembra paz, aceitação, resignação
?
14
- Questione o que sentem quando contemplam o horizonte
? E se este quadro fosse enorme ? Cobrindo toda a parede
com a forma a que se propõe ?
15 - Permita ao grupo se expressar. Dizer o que
sente. Imaginar como a artista fez com o pincel.
16
- Baseado na trilha 1, solicite
que cada um dos integrantes do grupo faça um desenho
a lápis. Um desenho com formas calmas como o da
imagem 4.
17
- Ao final pregue em um varal na sala de aula, os desenhos
produzidos por cada um dos integrantes do grupo.
PENSANDO JUNTOS
Razão e sentimento formam o senso do bem e do belo.
A emoção origina a arte. A emoção
origina a forma, o movimento visual que causa as linhas
calmas ou agitadas. Neste momento podemos pensar que se
vivemos em um ambiente frequentemente tenso nosso traço
artístico no desenho a lápis certamente
teria um movimento visual agitado. O stress, a impaciência,
a ansiedade, seriam fatores que contribuiriam para tal
forma.
De modo análogo uma vida segura, equilibrada, um
bom salário, uma família feliz, momentos
românticos, provocariam emoções plenas
e nossos traços artísticos seriam generosos,
amplos, contínuos quer uma curva ou uma reta, mas
contínuos, dando uma idéia de que a emoção
que sentimos é tão boa que não queremos
que ela acabe.
Podemos concluir das formas e dos sentimentos da nossa
razão (intelecto) que vivemos num mundo de contrastes.
Daquilo que queremos ter ou ser e daquilo que gostaríamos
de ser ou ter.
Pólos opostos aparecem a todo momento em
nossa vida. Sentimentos opostos como:
calmaria versus agitação;
lentidão x rápidez;
revolta x resignação;
passividade x agressão;
repressão x liberdade;
superação x frustração;
força x fraqueza;
diálogo x autoridade;
alucinação x realidade;
guerra x paz e tantos outros sentimentos.
Há tantas pessoas de temperamentos diferentes;
A exploração de constrastes e opostos
pode ser aqui trabalhada nas locuções de
significação oposta como os ANTÔNIMOS.
O grupo pode formar uma lista de antônimos e associar
desenhos a seus significados de acordo com a sensibilidade
de cada um. É possível nesta atividade haver
a promoção de discussões sobre temas
envolvendo direitos humanos, cidadania e ética.
O grupo pode produzir um cartaz ou apresentação
de slides no computador, contendo elementos onde percebem
o universo dos contrastes tais como :
Quais
danças e rítmos são agitadas e quais
são delicadas.(balé clássico, dança
do ventre, frevo, etc). Pode-se sugerir a pesquisa sobre
outras culturas e manifestações artísticas.
|