Ladjane - original em cores. Óleo sobre tela
- 1979
Ladjane - Detalhe quadro.
Óleo sobre tela - 1979
|
|
As obras de arte revelam a experiência do artista,
como indivíduo, diante de propostas e valores que
existem em sua sociedade. A comunicação
artística, a obra, não exige erudição
das pessoas para ser entendida. Ela exige sim, percepção
e sensibilidade.
Segundo
Peixoto (2005, p.156) "Pode-se afirmar que toda
grande obra – em especial de filósofos, escritores
ou artistas – expressa, de modo relativamente coerente
e adequado, uma visão de mundo, não apenas
um momento do presente ou do passado: pode também
expressar projeções de futuro, com base
nas percepções e interpretações
possibilitadas pelo movimento da história humana.
A habilidade de captar os traços essenciais do
seu tempo e desvendar novas realidades permite à
arte trazer, em seu bojo, o novo, e, no ato de apontá-lo,
a obra artística se configura como coadjuvante
para a sua construção."
A arte é um tipo de conhecimento e de avaliação
que se estende também ao próprio sentido
da vida. É a expressão de qualquer ideal
que o artista possa realizar em forma plástica.
A produção artística é uma
forma do comportamento humano e nela enxergamos como um
adolescente ou uma criança expressa o mundo.
E os expoentes dessa expressão passam por três
processos:
1 - A Percepção de qualidades materiais
– cores, sons, movimentos e reacoes fisicas;
2 - O Arranjo dessas percepções, isto é,
a combinação em formas ou em padrões
agradáveis;
3 - A Correspondência dessas percepções
a determinado estado emotivo ou sentimental preexistente.
Podemos
dar expressão, ou seja, realizar uma ação
para essa emoção e sentimento e o fazemos
quando criamos uma obra.
Expressamos as nossas emoções na ação
de criar algo.
A expressão então (nossa ação
sobre alguma coisa, quer uma obra feita em alumínio,
tela, colagem em papel ou apenas nos gestos de uma coreografia)
é o processo final da percepção.
A ciência de reflexão filosófica que
pode ser entendida aqui como uma ciência investigadora
da percepção, é a estética,
e que estuda os dois processos: a percepção
e o arranjo destas percepções.
A
Estética debruça-se sobre a reflexão
da Beleza e da Arte e tantos artistas como pensadores
nela encontram estudos sobre o belo na literatura, na
escultura, nas artes plasticas, no conhecimento, nas ciências,
enfim, em várias áreas do conhecimento.
O que se avalia não é o objeto mas os efeitos,
emoções, sentimentos e percepções
sentidas pelos humanos diante de algo que os faz encher
de efeitos agradáveis.
Podemos até dizer que a estética é
algo como uma ciência dos sentidos.
Ela é uma das disciplinas da Filosofia e que pensa,
tanto o belo da natureza, quanto a Arte.
Para a estética existem categorias para a BELEZA
e existe uma distinção filosófica
entre o significado do belo e da beleza, mas que não
será objeto deste nosso conteúdo.
De uma forma comum e simplificada as categorias da BELEZA
seriam: Gracioso, Cômico, belo, Horrivel, Grotesco
e Tragico
Estas questões de arte poderão ser tratadas
de forma transdisciplinar em sala de aula e podem se pautar
pela relação que o ser humano tem com a
arte como forma de expressão. Sua relação
de produzir arte, desenvolver um trabalho artístico,
de sentir e perceber as obras artísticas e através
destas apropriar-se de conhecimentos.
No espaço escolar o objeto de trabalho é
o conhecimento que pode estabelecer-se como eixo de um
trabalho artístico ou literário oriundo
do fazer, do sentir e do perceber.
As categorias da Beleza acima citadas podem ser tratadas
através de imagens para atingir o indivíduo
(adolescente, criança ou adulto) na sua relação
histórica e social com a sociedade, em que discussões
como direitos humanos, inclusão social, cidadania,
ética e violência podem ser contextualizados.
Leitura
de Apoio:
Estética, Filosofia e História da Arte -
Arte
no Cotidiano: Consciência e Autoconsciência
(Maria Inês Hamann Peixoto)
Arte
contemporânea, transdisciplinaridade e Arte-educação
- Maria Beatriz de Medeiros
O
Belo e o Escalafobético - Miguel do Rosário
Estética
e Filosofia da Arte. O que é Arte ? - Aires
Almeida
|