assinatura

Instituto de Educação, Arte e Cultura Ladjane Bandeira - (ICLB)
81-32260593 – instituto@ladjanebandeira.org

Cx Postal 7217 - CEP 50610-970 - Madalena - Recife - PE












viola

Desenho - Viola do Diabo



Você está em: Sala Especial - A Viola do Diabo - Fortuna Crítica - Artigo Isnar de Moura.




SHAKESPEARE E ARENA
Jornal do Commércio, Recife, 01 agosto 1964.




“Misturei dos regalos que, por tão diferentes, nem por isso deixaram de se identificar na intensidade, na força: Shakespeare e Ladjane. O primeiro com Macbeth e o outro com A VIOLA DO DIABO.

E indo ao Teatro Santa Isabel ou ao teatrinho de Arena, voltei para casa com a mesma sensação de alegria de espírito. O gênio desse inglês maravilhoso que, quatro séculos atrás veio ao mundo para mergulhar fundo na alma humana, expressar-lhes as maiores paixões, virtudes e fraquezas.

O trabalho dessa moça de Nazaré da Mata que ama a beleza a ponto de querer figura-la de mil formas, indo da palavra ao pictórico, sempre fixando graça, cor, poesia, vida, movimento, dor , êxtase.

É uma felicidade que, no Recife, com a sua miséria, a sua escandalosa desigualdade social, a gente possa ao menos fazer de conta que isso é terra mesmo civilizada e ver gente da terra levar teatro a sério, arrojar-se ao magnífico trabalho de encenar o criador de Romeu e Julieta. Dina, Adelmar, Doutor Waldemar, todos esses elementos do TAP , mais uma vez nos espantam com sua prodigiosa arte e a gente tem vontade de agradecer-lhe, decantá-los, louvar tanto arrojo e idealismo.”


 







"Todo ou parte do conteúdo deste site estão protegidos pela Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, Lei de Direitos Autorais; e pela Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, Código Civil. São autorizados o uso de todo ou parte deste site para finalidades não comerciais desde que citada a fonte do mesmo (www.ladjanebandeira.org). Para qualquer outro uso entrar em contato com o ICLB através do email instituto@ladjanebandeira.org. As marcas ou nomes de terceiros aqui citados pertencem aos seus respectivos proprietários."