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MUSEU
VIRTUAL
ACERVO MULTIMÍDIA
LADJANE BANDEIRA
Um dos objetivos da criação do acervo multimídia
é a de realizar estudos sobre a vida e a obra da artista.
Publicações produzidas sobre Ladjane existem e ações
isoladas a exemplo de exposições, publicações
em revistas e jornais, vídeo, e reportagens contribuíram,
em décadas passadas, de forma significativa, para o reconhecimento
e conhecimento dos seus trabalhos, principalmente ligados a história
da arte em Pernambuco e a nossa cultura popular.
Porém a artista é desconhecida do grande público,
da geração atual. Na Internet a principal informação
sobre a artista (biografia, bibliografia e algumas imagens) encontra-se
publicada no site do ICLB – Instituto Cultural Ladjane Bandeira,
e em alguns outros sites a exemplo da Enciclopédia de artes
visuais do Itaú Cultural, sites do Governo (pequenas e
vagas referências) e em sites pessoais de alguns artistas.
O
arquivo procurará desenvolver esforços no sentido
de oferecer a comunidade através da informatização,
a utilização do seu valioso acervo, que servem a
estudos e pesquisas destinados entre outros, ao estudo da história
da arte em Pernambuco, a cultura popular e a memória de
personalidades que se corresponderam com a escritora Ladjane e
suas críticas de arte.
Para colocar esse acervo a disposição da comunidade
cientifica o ICLB precisará de um sistema de procedimento
técnico-arquivístico na organização
dos seus documentos e para isso precisará da Biblioteca.
Esse sistema, elaborado por especialistas que deterá conhecimento
do acervo e a técnica de descrição dos manuscritos,
analisa, interpreta e resume os documentos, gerando informações
a fim de cumprir sua função junto a pesquisadores,
professores e especialistas em diversas áreas das artes
e das letras.
Entretanto esses dados por mais completos que sejam, em determinadas
ocasiões, não conseguem veicular todo o conhecimento
de que o pesquisador necessita, tornando indispensável
a consulta ao texto do documento original no que representa riscos
a adequada conservação do documento histórico.
A digitalização da correspondência permitirá
o acesso ao documento por computador sem prejudicar o original
e seu acesso aos documentos digitalizados estará disponível
na internet.
Trata-se de um empreendimento fundamental para a cultura brasileira
constituindo-se numa fonte de informações das mais
significativas.
ICONOGRAFIA
A
sua obra iconográfica esta dispersa em coleções
públicas e particulares, no Brasil e no Exterior, não
constituindo uma coleção formalizada. O ICLB embora
possua considerável numero de obras deixadas pela artista,
sob sua guarda, aproximadamente 400 obras iconográficas,
para a criação futura do seu Museu Físico,
desejo que há muito a artista cultivava, muito há
que fazer na identificação de obras em outros Museus
e em coleções particulares.
Muitas desas obras precisam de intervenção quanto
a restauração e conservação. Deste
modo, o tratamento digital apresenta-se como uma alternativa de
preservação do conjunto do acervo nesta primeira
fase do PROJETO LADJANE.
A
reprodução digital de imagens e a eficiência
de um sistema de acesso permitem aliar o uso social do bem cultural
a sua conservação, uma vez que disponibiliza imagens
do acervo para consulta evitando manuseio direto bem como dar
acesso a tantos quantos queiram estudar a diversificada obra da
artista.
Para a criação deste projeto faz-se necessário
o envolvimento de atividades de forma interdisciplinar reunindo
historiador de arte, conservador-restaurador, cientista da computação,
cientista da informação, cientista da conservação,
fotógrafo, especialista em história oral, e outros
profissionais, bem como a adoção de uma metodologia
de aplicação da tecnologia no estudo da arte aliada
a uma abordagem multidisciplinar que relacione aspectos históricos,
estéticos e técnicos, os quais serão reunidos
em um banco de dados referencial com acesso via internet.
Na
sua abordagem histórica do projeto MUSEU VIRTUAL (Acervo
Multimídia), considerando o levantamento bibliográfico
e histórico sobre a vida e obra da artista como dados indispensáveis
complementando informações acerca das obras produzidas
pela artista, análises criticas, aspectos de sua vida,
processo criativo, técnicas, vemos o projeto ORGANIZAÇÃO
DO ARQUIVO como parte integrante do procedimento metodológico
e o primeiro passo a ser iniciado.
Para
uma visão ampla da trajetória da artista o levantamento
bibliográfico, inventário, documentação
fotográfica, uso de história oral, estudo da obra
e preservação digital são atividades previstas,
registrando que para a realização desta última,
o uso de um sistema de informação digital para a
digitalização do acervo, será essencial.
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